8 passos para se tornar um profissional extremamente produtivo

8 passos para se tornar um profissional extremamente produtivo

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Quem nunca se deparou com uma infinidade de coisas pra fazer e se questionou se daria tempo de finalizar aquilo tudo?

E enquanto se realiza as tarefas, o relógio corre, e… será que vai dar tempo de terminar isso tudo?

Você começa a calcular mentalmente: tenho uma hora pra fazer isso, meia hora pra fazer aquilo… Já viu né? A cabeça fica um turbilhão.

Já ouviu falar a frase a pressa é inimiga da perfeição? Ela é bem verdadeira, pois quando fazemos algo correndo, não adianta, não conseguimos fazer com precisão e total dedicação.

Eu particularmente me achava super produtiva fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Mas comecei a perceber que produtividade não é a quantidade de coisas que você faz, e sim a qualidade com que você realiza.

Não adianta fazer tudo correndo, se estressar e no final de tudo ter deixado a desejar. É a mesma coisa que correr atrás do vento, é ineficaz.

Você se identifica com isso tudo?

Então você precisa conhecer os 8 passos para se tornar um profissional extremamente produtivo.

Vamos lá?

#1 Comece o dia se organizando

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Ao chegar no seu trabalho, passe os primeiros minutos se organizando, fazendo uma checklist.

Cheque seu e-mail, veja se há algo urgente, que precisa de uma atenção antecipada.

Após isso, faça um cronograma com as suas tarefas. Grife, faça indicações naquelas que precisam ser resolvidas no mesmo dia, em qual ordem elas precisam ser realizadas.

Aproveite para organizar suas ligações e disparos de emails. “Para quem preciso mandar? Qual horário? Qual assunto?”

Acredite, essa prática de organização economiza tempo. Você gasta alguns minutos nessa atividade, mas não precisará parar durante o dia para pensar “O que devo fazer agora?”

Além de planejar seu dia, planeje a semana também. Prepare as reuniões e assuntos mais complicados para serem resolvidos nos primeiros dias da semana, pois você estará com um “gás maior”.

Deixe as tarefas mais simples de serem resolvidas para os últimos dias da semana, quinta e sexta-feira.

São nesses dias que as pessoas costumam estar mais cansadas, ansiosas para a chegada do final de semana, então a produtividade não será das melhores.

A organização pode melhorar e muito o comportamento de uma pessoa. Esse fator também é válido para sua agenda pessoal.

#2 Não seja multitarefa

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Que o mundo está cada vez mais corrido, que estamos em ritmos cada vez mais acelerados não é novidade.

Com a correria fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Atendemos telefone, escrevemos, falamos com a pessoa que está do nosso lado, mandamos emails, tudo de uma vez só.

E as vezes nem percebemos, mas estamos fazendo tudo no automático.

Cada tarefa a ser resolvida precisa de muita dedicação. Se estamos fazendo várias coisas ao mesmo tempo, com certeza deixaremos a desejar em algumas, o que não é recomendável.

A Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA afirma que trabalhadores multitarefas são menos produtivos.

Se for necessário fazer duas coisas ao mesmo tempo, que uma delas não precise de esforço do cérebro, pois o mesmo não se concentra em duas distrações cognitivas de uma vez, segundo a Bureau Nacional.

E se você está realizando determinada tarefa, não deixe ela pela metade para iniciar outra diferente. Isso vai interromper a sua concentração e diminuir sua produtividade.

Ao iniciar uma tarefa, finalize ela para somente depois iniciar outra.

#3 Cuidado com a procrastinação

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Procrastinação nada mais é do que o ato de adiar as coisas.

Sabe quando você tem algo para realizar mas antes vai “tomar um café rapidinho… ler esse texto… checar as redes sociais.”

Ai você decide iniciar os trabalhos, mas, e aquele episódio da série que foi lançado hoje? Uau, eu preciso ver.

E quando você percebe as horas já se passaram, muitas tarefas precisam ser realizadas e é necessário fazer o mais rápido possível.

Além de atrapalhar no trabalho, a procrastinação também prejudica a saúde.

Ficar adiando as coisas só aumenta a carga de estresse. O estresse baixa a imunidade, dando abertura a infecções e gripes.

Parece muito mais fácil deixar as coisas pra amanhã, afinal, quem não quer o dia livre, né? Mas se o dia de hoje ficou livre, é porque os próximos terão muitas coisas acumuladas. Vira tudo uma bola de neve.

Como parar de procrastinar? Você precisa entender o porquê está praticando. Você não gosta do seu trabalho? Está dormindo pouco? Possui déficit de atenção?

Descubra o motivo, e se necessário procure um profissional da saúde para ajudá-lo.

#4 Durma bem durante a noite e tire um cochilo durante o dia

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Dormir é bom né? Mas muitas pessoas tem sofridos problemas de saúde porque não dormem bem.

O sono tem uma importância tremenda na vida das pessoas, tanto que a falta dele causa ronco, apneia, insônia, síndrome das pernas inquietas, dentre tantas outras doenças.

Dormir adequadamente possui vários benefícios, dentre eles:

  • Restauração do organismo: após um longo dia de trabalho e cansaço, o sono reabastece as energias. São necessárias de 6 a 8 horas para sentir essa restauração corporal e no organismo.
  • Controla a temperatura corporal: é possível perceber que ao dormir mal a temperatura corporal se altera. Com poucas horas de sono a pessoa pode soar muito ou passar muito frio.
  • Consolidação da memória: qualquer informação que seja recebida durante o dia, será consolidada no momento do sono, pois com você descansando, o seu cérebro começa a absorver aprendizados. Esse é o motivo de não ser recomendado estudar de madrugada se for fazer uma avaliação na manhã seguinte, por exemplo, pois o seu cérebro não possuirá tempo suficiente para consolidar a memória.

E qual motivo de tirar um cochilo durante o dia?

Especialistas afirmam que um cochilo de 10 a 20 minutos já é o suficiente para renovar as energias e melhorar o humor de uma pessoa.

É um bom momento para se desligar das preocupações, dar “um tempo pra cabeça”.

Esse breve sono aumenta a paciência, eleva a disposição, baixa a pressão arterial, melhora a criatividade, previne doenças cardíacas.

E ai, já ficou com sono? Aproveite o seu horário de intervalo e tire aquele cochilo.

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#5 Cuide do seu ambiente de trabalho

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Se você está no trabalho, dê uma olhada ao seu redor nesse momento.

Como estão as mesas de seus colegas? Consegue enxergar alguém com pilhas de papéis, papéis de bala, canetas e lápis jogados?

Sempre tem alguém que é mais desorganizado, e isso influencia muito na produtividade.

Você precisa se sentir bem no seu ambiente de trabalho, afinal, você passa muito tempo nesse local.

Trabalhar em uma sala sozinho ou com várias pessoas não o impede de deixar a sua mesa organizada e limpa.

Se você tem liberdade, decore sua mesa com objetos que você gosta. Coloque fotos de momentos felizes, certificados, diplomas.

Você precisa trazer a memória aquilo que te alegra, que traz esperança. Com certeza você trabalhará com um humor e disposição maiores.

Mas é necessário dosar. Você precisa encontrar os papéis, canetas e itens necessários para o trabalho.

Esses itens não podem se perder no meio da sua decoração, senão o objetivo que é tornar um ambiente casual e agradável se tornará bagunça.

E vamos combinar, ninguém consegue trabalhar no meio da bagunça, não é mesmo?

Procure deixar o ambiente íntimo pra você, que agrade os seus olhos, sinta-se em casa com ele.

Um ambiente organizado com coisas que você gosta auxilia e muito no seu rendimento.

#6 Ouça músicas que te agradam

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Música… é sempre tão inspiradora e proporciona sensações tão diferenciadas.

É difícil, quase impossível alguém não gostar de música.

Você já recebeu uma notícia muito boa e falou “Isso é música para os meus ouvidos”?

E ela faz muito bem quando ouvida no trabalho, sabia?

Em estudos com especialistas em tecnologia da informação, observou-se que pessoas que ouvem música no trabalho realizam as tarefas de forma mais rápida e ainda possuem as melhores ideias.

E não existe um gênero específico que seja o melhor de ouvir enquanto se trabalha. Você só precisa gostar.

Mas qual o segredo da música ser tão recomendada?

A explicação é que sons melodiosos liberam dopamina, essa substância além de controlar os movimentos, auxiliar na memória, ela ainda proporciona a sensação do prazer.

Os supermercados utilizam músicas por esse motivo. Enquanto o cliente está comprando, ele precisa se sentir bem, e como a música libera dopamina, é uma ótima aposta.

A música é tão contagiante que já foi comprovado: em horários de pico no mercado, a equipe de marketing coloca músicas rápidas para os clientes comprarem rápido, pois há muita gente no mercado.

Em horários mais tranquilos as músicas são mais calmas, para os clientes comprarem sem pressa de sair dali.

Você já tinha parado pra perceber esse fato? Se não, experimente ir ao supermercado e comprove.

E aí, já preparou a sua playlist? Mas não esqueça de pedir a autorização dos seus superiores para ouvir as músicas. Aproveita e mostra esse artigo pra eles :)

#7 Faça pausas durante o trabalho

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Os trabalhadores são acostumados a fazer uma única pausa durante o dia de trabalho: a do almoço.

Um estudo da Staples identificou que 66% dos próprios funcionários trabalham mais de oito horas por dia, e 25% deles a única pausa realizada é somente a do almoço.

E mais: eles se sentem culpados de fazer qualquer tipo de pausa extra. Seja pra tomar um café ou apenas pra dar aquela esticada no corpo.

O corpo humano não é de ferro. Conforme o tempo passa ele vai envelhecendo e perdendo o vigor. Se for utilizado em excesso, logo logo perderá força e função.

Uma das doenças mais comuns entre os trabalhadores é a L.E.R – Lesão por esforço repetitivo, que causa dores fortes na parte do corpo mais explorada no trabalho.

É necessário alongar o corpo algumas vezes por dia, para diminuir o risco de contrair algumas doenças. E acredite, simples alongamentos previnem doenças que são resolvidas com cirurgia e fisioterapia.

Já diria o provérbio: “É melhor prevenir do que remediar”.

Essas pausas também são benéficas ao cérebro dos funcionários. É o momento deles se desligarem por alguns minutos, se livrarem do estresse e socializar com outras pessoas.

A socialização é um fator de extrema importância, pois estimula a criatividade.

Muitas insights costumam surgir em momentos de descontração.

#8 Cuide da sua saúde

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O bem estar do seu corpo influencia em praticamente tudo na sua vida.

Você precisa estar fisicamente bem pra trabalhar, estudar, sair com seus amigos.

Mas para que o corpo esteja favorável a essas práticas, é necessário alguns cuidados básicos, porém extremamente importantes.

Lembra da sua infância, quando você ouvia seus pais falarem: não coma muita fritura, é bom ingerir bastante frutas, prefira comidas caseiras ao invés de fast food, ande de bicicleta, brinque no parque pra gastar as energias.

Essas dicas que pareciam bobas, continuam sendo necessárias para pessoas de todas as idades. Algumas delas são:

  • Alimentação: Uma alimentação balanceada é a base pra um corpo saudável. No mínimo 4 das 10 causas de mortes por doenças cardíacas, câncer, AVC’s se devem a má alimentação. Segundo o nutricionista Rafael Morais Gonçalves, uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais. Nenhum alimento específico é suficiente para fornecer todos os nutrientes que um corpo precisa;
  • Exercícios físicos: Hoje muitas pessoas fazem exercícios para se manter em forma (o que é super saudável), mas eles possuem várias funções, como fortalecimento de ossos e articulações, maior flexibilidade, impede a obesidade, melhora na diabetes, diminui o risco de infarto, derrame e problemas cardíacos.

Simples, não é mesmo? Com algumas práticas sutis você consegue ter um corpo saudável e produtivo.

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Vamos a um resumo?

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Muitas pessoas acham que produtividade é fazer várias coisas ao mesmo tempo de maneira rápida.

Elas até conseguem realizar as atividades propostas, mas depois se sentem totalmente esgotadas e observam que os resultados não são tão satisfatórios assim.

Nós, do Eleve seu Negócio compartilhamos 8 passos para se tornar um profissional extremamente produtivo, são eles:

  • Comece o dia se organizando: é indispensável organizar uma checklist para que você tenha um cronograma diário;
  • Não seja multitarefa: o ideal é fazer uma tarefa de cada vez, para que haja maior concentração e um melhor resultado;
  • Cuidado com a procrastinação: adiar os compromissos não soluciona os problemas, só os aumenta;
  • Durma bem durante a noite e tire um cochilo durante o dia: O sono é responsável pela disposição e melhor funcionamento do cérebro;
  • Cuide do seu ambiente de trabalho: deixá-lo limpo e arrumado, decorado conforme seu gosto traz maior inspiração;
  • Ouça músicas que te agradam: a música libera dopamina, uma substância que proporciona sensação de prazer;
  • Faça pausas durante o trabalho: é uma forma de prevenir doenças e de descansar o cérebro;
  • Cuide da sua saúde: Quanto o corpo está bem, a sua vida está bem. É necessário cuidar dele com alimentação saudável e exercícios físicos.

Pratique esses 8 passos e depois nos conte a sua evolução.

Até mais,

Karen Denoni

 


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