Desvende qual o seu impressionante Perfil Empreendedor

Desvende qual o seu impressionante perfil empreendedor

perfilempreendedor_capa

Empreender não é uma tarefa fácil, principalmente diante do cenário assustador da economia do nosso país. Mas essa situação não pode paralisar a vontade de um empreendedor abrir uma empresa ou alavancar as vendas dela.

Muitos pensam que ser um empresário com grandes e promissoras empresas é um dom, que só determinadas pessoas possuem. Não é bem assim que funciona.

Geralmente os maiores empreendedores iniciaram suas empresas em razão de um sonho. O sonho de comandar uma equipe, lançar um produto, escolher horário de trabalho, ajudar outras pessoas… Enfim, os mais variados sonhos com diferentes objetivos.

Porém é necessário muito foco e planejamento. É muito bonito sonhar, mas para que sua empresa obtenha sucesso é preciso cuidado extremo.

Planilhas, reuniões, pontuar objetivos e possíveis falhas, escolha de sócios, papeladas para assinar. Não é mole não.

Essa é a razão de muitas empresas novas serem criadas e logo quebrarem. Os empresários simplesmente correm atrás do sonho mas sem nenhum planejamento.

Quando param pra observar, o prejuízo é tão grande que o sonho se torna um grande pesadelo.

Dicas para montar uma empresa de sucesso

perfilempre_sucesso

Parece ser extremamente difícil, quase impossível montar uma empresa que venha se tornar um sucesso, não é mesmo? Parece que os empresários de muito sucesso tiveram sorte ou fizeram mágica.

Nós do Eleve seu Negócio vamos mostrar algumas dicas pra você que é um novo empreendedor e quer obter sucesso no tão sonhado empreendimento.

#1 Planejamento

Planejamento é o início de tudo. Por que você está montando a empresa? Qual objetivo? Quem são seus clientes? O que eles necessitam? De que forma seus produtos irão solucionar o problema deles? Onde você deseja que sua empresa esteja daqui 5, 10 anos? O que você fará pra alcançar esses objetivos?

Você não pode dar um salto no escuro. Pelo contrário, é preciso que tudo esteja planejado, documentado para que você lembre sempre o que é necessário fazer para sua empresa atingir grandes resultados.

#2 Criatividade

É essencial nos dias atuais ser uma pessoa criativa, que enxerga possibilidades. Para se destacar em meio a tantas empresas, é preciso ser diferente, pensar “fora da caixa”. Tudo o que é diferente desperta curiosidade do público.

No início de uma empresa, é normal se deparar com a escassez. Pouco dinheiro, pouco tempo, poucos funcionários, pouco espaço. O empresário que ter criatividade conseguirá solucionar esses problemas.

#3 Iniciativa

Não adianta ser a pessoa mais criativa do mundo se as suas ideias ficarem somente no papel. Você precisa ter coragem para não só reunir boas ideias, e sim para colocá-las em prática.

Seus conceitos precisam fazer a diferença e você precisa agir logo, antes da concorrência.

Se for preciso pedir ajuda para terceiros, assim faça. Afinal, “se você não der um passo à frente, nunca sairá do lugar”. (Desconhecido).

#4 Persistência

Todos estão propensos a erros. Sejam eles a respeito das finanças, da contratação de funcionários, no tratamento ao cliente. Errar é humano, então com certeza você já errou ou ainda irá errar.

Mas o segredo está em persistir. Se você desistir na primeira dificuldade ou erro, você nunca obterá o sucesso. E isso serve para todas as áreas da vida, não somente a profissional. Se errou e caiu, se levante e recomece.

#5 Cálculo dos riscos

Não é ser pessimista, mas como nada é perfeito, com certeza alguns erros acontecerão no meio do caminho. Calcule os riscos que podem acontecer, quantos eles custarão (claro que serão valores aproximados).

Sabe aquela história de plano A e plano B? É bem interessante tê-los. Se a sua ideia A não der certo, siga para a B. Ter os riscos calculados auxiliará na execução dessas ideias.

#6 Qualidade

A exigência tem que ser uma característica sua. Exigência consigo mesmo, com seus sócios e demais funcionários. Mas não esqueça: ser exigente é bem diferente de ser o “chefe chato”.

As pessoas da sua empresa precisam trabalhar firme, mas também precisam se sentir confortáveis no ambiente. Ficar cobrando de minuto em minuto algo do funcionário causa um extremo desconforto.

Por isso exija sem invadir o espaço de ninguém.

Você precisa proporcionar qualidade nos seus serviços, no ambiente de trabalho, no tratamento ao cliente e na forma que trata seus funcionários também.

#7 Metas

Saiba onde quer chegar. Trace metas: quantas visualizações seus vídeos precisam ter, quantas curtidas nas redes sociais, o nível de engajamento. Cada meta batida faça uma comemoração.

Trace essas metas juntamente com funcionários. Presenteá-los com produtos, viagens, recompensas é uma forma de animá-los. Com certeza eles trabalharão com muito mais afinco e alegria.

E nada mais justo do que recompensar pessoas que se esforçam.

#8 Autoconfiança

No início, os clientes não confiarão na sua empresa por ser algo novo no mercado. Então você precisa confiar. Confie no seu produto, tenha certeza dos problemas que ele irá solucionar, confie na sua capacidade de administrar, nas suas ideias, nos seus funcionários.

Quando você confia no seu empreendimento, esse sentimento transparece e cativa os futuros clientes.

Após aprender algumas dicas para ter um bom empreendimento, que tal conhecer o seu perfil empreendedor?

+50 Ideias de Negócios Lucrativos?

Aprenda na prática a ter ideias geniais de negócios para você começar a ganhar dinheiro no menor tempo possível. Descubra como identificar grandes oportunidades de negócios:

> Clique aqui para acessar a página Ideias de Negócios <

Conhecendo seu perfil empreendedor

perfilempre_perfil

Assim como cada pessoa em meio a sociedade possui gostos, manias, hobbies, comportamentos diferenciados, cada empreendedor possui um perfil bem particular. Leia com atenção os 6 perfis e descubra qual combina mais com você.

O nato

É aquele que possui a alma totalmente empreendedora. É alguém que as pessoas olham e pensam “esse nasceu pra ser empresário”.

Consegue enxergar possibilidades nos locais mais inesperados, e torna-se bastante conhecido em meio a sociedade, pois consegue construir impérios. Geralmente começou a trabalhar bem jovem, sendo bem otimista e visionário.

Esse tipo de empreendedor dá valor e se inspira na família. Possui como referência grandes nomes como Bill Gates, Andrew Carnegie, Silvio Santos, entre outros.

O inesperado

É um tipo de perfil que está surgindo cada vez mais. Geralmente o empreendedor inesperado é aquele que nunca se imaginou comandando uma empresa, ele simplesmente se deparou com uma oportunidade e resolveu arriscar.

Ele é uma pessoa calma que recebeu o convite de sociedade, ou seu emprego estava em perigo. Demorou pra tomar uma decisão, pois fica desconfortável em meio a mudanças, mas aceitou e tem se dedicado o bastante.

Nunca se imaginou assumindo riscos, mas é uma pessoa organizada e que está disposta a fazer o empreendimento dar certo.

O criador

Esse perfil é aquele apaixonado pela empresa e pela ação de empreender. É o tipo de pessoa que não fica esperando o empreendimento expandir, pelo contrário, ele costuma se envolver em vários negócios ao mesmo tempo.

É alguém enérgico, dinâmico, gosta de desafios e da sensação de adrenalina. Possui o poder nas mãos, é líder de grandes equipes, possui muitos amigos pois participa de muitos eventos e networkings.

Tem grande facilidade em mexer com dinheiro, acredita nas oportunidades, investe em vários nichos. Com certeza possui algumas histórias de fracasso econômico, mas sempre consegue dar a volta por cima.

O idealista

É um perfil humanitário, se preocupa muito com causa sociais e deseja construir um mundo cada vez melhor e igualitário. Utiliza dos lucros que obtém com a empresa para apoiar pessoas carentes e projetos sociais.

Possui características de outros perfis, mas o idealista é o menos ambicioso. Ele quer ter dinheiro para satisfazer suas necessidades, mas fica extremamente incomodado se outras pessoas estão padecendo.

Ele passa seus valores para os funcionários e deseja que os mesmos o apoiem. É o empreendedor que deseja que seu empreendimento seja confortável e que os trabalhadores se sintam felizes e realizados.

O herdeiro

As famílias que possuem empreendimento ensinam os filhos e netos desde cedo para serem seus sucessores. O perfil herdeiro é aquele que vem sendo treinado para ocupar a presidência da empresa.

Geralmente esse perfil também se identifica com outros perfis. Existem os herdeiros que desde cedo possuem a alma empreendedora e também os que nunca se imaginaram empreendendo.

Uma das vantagens de ser herdeiro é aprender com os mais velhos o que tem dado certo na empresa, e observar os erros que os mesmos cometem e fazer diferente.

O planejado

O planejado possui um perfil organizado. Ele pode não ter muita experiência com empreendimento, mas sua organização faz com que a empresa cresça. Possui diversas planilhas, gosta de trabalhar com números, analisando os resultados.

Não é o mais criativo, suas ideias não são as mais inovadoras, mas sempre consulta os funcionários para saber as opiniões a respeito de melhorias para a empresa, dos produtos e do modo de tratar o cliente.

Esse perfil costuma sempre querer o feedback do público-alvo, pois acredita que a uma empresa boa está em constante mudança, e para que essas mudanças sejam favoráveis, é necessário absorver a opinião das pessoas que consomem seus serviços.

Receba 1 Super Dica por Dia
Escreva seu email abaixo e receba gratuitamente 1 dica por dia para alavancar seu negócio!

Resumindo

perfilempre_resumo

Empreender não é uma tarefa fácil, porém é o sonho de muitos. Não é um dom, e sim esforço. Para se tornar um bom empreendedor basta ter foco, disciplina e interesse.

Entender que é preciso mexer com dinheiro, funcionários, fornecedores e clientes é fundamental nessa jornada.

Algumas dicas importantes para se tornar um grande empreendedor foram disponibilizadas, sendo elas: planejamento, criatividade, iniciativa, persistência, cálculo de risco, qualidade, metas e autoconfiança.

Parecem dicas simples, porém muitos empreendedores pecam ao não atentar para elas. Muitos erros seriam poupados se esses oito conselhos fossem colocados em prática.

Cada empreendedor ou futuro empreendedor possui um perfil bastante definido. Vamos relembrá-los?

  • Nato: aquele que tem a alma empreendedora e nasceu pra ser empresário, que consegue enxergar possibilidades nos locais mais inesperados. É bem conhecido em meio a sociedade;
  • Inesperado: ele nunca se imaginou no comando de uma empresa, mas a oportunidade surgiu e ele agarrou. Geralmente é um perfil calmo e pensa bastante antes de tomar uma decisão;
  • Criador: esse perfil é aquele apaixonado pela empresa e pela arte de empreender. Não espera um empreendimento expandir, já vai criando vários e se envolve em todos ao mesmo tempo. É enérgico, dinâmico, gosta de participar de eventos;
  • Idealista: de todos os perfis, é considerado o que possui um coração mais bondoso. Seu maior desejo é que sua empresa seja a ponte para ajudar pessoas carentes e programas sociais. Não é ambicioso e tenta passar esses valores para os funcionários;
  • Herdeiro: são os que herdaram alguma empresa da família, que são treinados desde jovens a administrar os negócios. Eles conseguem aprender os acertos com os mais velhos e resolver os erros com suas criatividades;
  • Planejado: é o perfil mais organizado, cheio de planilhas, gosta de trabalhar com números como uma boa forma de analisar resultados. Não possui muita experiência com empreendimentos, mas sua organização e interesse fazem com que obtenha sucesso.

E então, descobriu qual o seu perfil? Conta pra gente aqui nos comentários :) Aproveita e mostra esse artigo para os seus amigos, ajude eles a se descobrirem também.

Até a próxima,

Karen Denoni


© Eleve seu Negócio © Todos os Direitos Reservados. Elevation Treinamentos Ltda. CNPJ: 23608382/0001–36