Como ser um empreendedor de sucesso: #10 regras de ouro para você chegar lá

Como ser um empreendedor de sucesso: 10 regras de ouro

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Realizar o sonho de ter o seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso não é uma tarefa fácil. Na verdade, pode ser uma aventura emocionante.

Se engana quem pensa que ao abrir uma empresa você estará com a vida ganha e terá estabilidade financeira pelo resto da vida. É necessário muito trabalho, dedicação e habilidades para não deixar que a sua empresa se torne um problema capaz de lhe tirar o sono.

“O sucesso nos negócios requer de treinamento, disciplina e trabalho duro” – David Rockefeller

Ter uma boa ideia e colocar em prática é um ótimo início. Mas só isso não basta.

Sem entender o básico de empreendedorismo todo esforço pode ser desperdiçado. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário ter inteligência nos momentos necessários e mostrar os diferenciais que você tem como o líder que está comandando o projeto, seja ele de qual tamanho for.

Para ajudar nisso e em outros aspectos decidi escrever este artigo. Aqui no Eleve seu Negócio nós temos o compromisso de ajudar você a decolar em sua vida profissional. Faz parte do nosso propósito e da nossa missão.

Elon Musk – Tesla Motors
Elon Musk – Tesla Motors

Portanto, vou disponibilizar nesse texto 10 dicas “matadoras” para você se tornar um empreendedor de sucesso, algumas delas inspiradas em grandes empreendedores da atualidade.

São dicas valiosas que aprendi com a minha experiência como empresário e que podem facilitar o seu caminho para entender o que uma empresa precisa para se manter no mercado e seguir sempre inovando e mostrando seus diferenciais.

Quer saber as dicas? Então continue comigo, pois a jornada será interessante 😉

# REGRA 1: TENHA UMA BOA IDEIA. E EXECUTE

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Ter uma boa ideia de negócio é o primeiro passo. Mas não basta apenas ter uma ideia. Já sabemos que uma boa ideia sem execução vale ZERO REAIS.

É necessário viabilizar para que tudo que você pensou saia do papel e vire realidade. Difícil? Um pouco. Mas longe de ser impossível. Uma dica essencial nesse caso é analisar se a sua ideia é executável e se pode ter futuro.

Isso não é muito difícil de se fazer. O que você deve se perguntar:

  • Consigo colocar essa ideia em prática em quanto tempo?
  • É algo que vai ser necessário por um bom tempo ou somente a curto prazo?
  • Alguém já não teve exatamente a mesma ideia?
  • Tenho como ter lucros com essa ideia?

Será que sua ideia supre uma necessidade das pessoas

Por mais que pareça ser sensacional o que você pensou, antes de tirar a ideia do papel é necessário fazer uma boa análise e estudar o mercado e a mente das pessoas.

Esse produto ou serviço que você pretende lançar realmente vai ser necessário para alguém? É algo que pode melhorar a vida das pessoas de alguma forma? O impacto é grande ou pequeno?

Post-it - Solução simples, ideia milionária
Post-it – Solução simples, ideia milionária

Empreender nada mais é do que encontrar soluções para a vida das pessoas. Isso sim é ser empreendedor de sucesso.

Quando criamos o Eleve seu Negócio, nós focamos em solucionar um grande problema dos empreendedores: a escassez de cursos inovadores, práticos e de altos resultados.

Assim que os primeiros cursos foram publicados as pessoas gostaram e começaram a contribuir com o projeto e a compartilhar nossas soluções. Dê uma olhada nesta página para saber como tivemos nossa grande ideia.

“Não devemos ter medo das novas idéias! Elas podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso.” – Napoleon Hill

Encontrando boas soluções, seu público irá gostar do seu produto e pedir sua ajuda para solucionar os problemas que ele tem.

Se isso acontecer, você está no caminho certo…

Mas para saber se está no caminho certo é necessário refletir sobre as questões acima e analisar o impacto que sua ideia terá para as pessoas.

Soluciona um problema. E agora?

Confirmado que sua ideia soluciona um problema e que pode ser útil para as pessoas, você precisa começar a descobrir exatamente quem é o seu público e como é a vida dessa pessoa, chamada no meio do empreendedorismo de avatar ou persona.

Quem precisa da sua solução?
Quem precisa da sua solução?

Faça as seguintes perguntas:

  • Que idade tem essa pessoa?
  • Onde ela mora?
  • Qual a renda mensal dela?
  • Por que ela compraria o que estou vendendo?
  • E muitas outras perguntas.

Assim você começa a ter uma base sólida para os próximos passos.

Não adianta ter um produto revolucionário e ir vender para as pessoas erradas. É fundamental fazer esse mapeamento para perceber onde sua empresa precisa direcionar seu foco e como fazer para chegar até essas pessoas.

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# REGRA 2: CORRA RISCOS. E ASSUMA A RESPONSABILIDADE

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Você, como empreendedor, precisa ter responsabilidade para dar andamento ao seu negócio. E isso envolve assumir para você essa responsabilidade por correr riscos. Ser um empreendedor de sucesso depende disso.

Ressalto aqui que correr riscos não é correr perigo. Falamos aqui de risco calculado – se é que isso realmente existe :-)

Um empresário bem informado pode saber onde deve concentrar as atenções para trazer mais retorno para sua empresa. E é claro que quando percebe uma oportunidade e resolve investir, sabe que está assumindo alguns riscos. E nem sempre ele vai saber o resultado de suas escolhas. Veja, por exemplo, estas 8 ideias arriscadas de negócios que deram certo.

Como saber se é hora de se arriscar? Pergunte a você mesmo:

  • Quais as oportunidades que minha empresa terá investindo nisso?
  • Se tudo der errado, qual o risco?
  • O investimento financeiro é muito grande para tentar?
  • Posso comprometer o futuro da minha empresa?

Respondidas essas dúvidas básicas, é hora de decidir se a empresa vai arriscar ou não. Vale lembrar que empresários vencedores sempre arriscaram para chegarem onde queriam. E nem sempre era um risco calculado. Ou seja, só vai longe quem se arrisca.

Alergoshop: loja só para alérgicos que deu certo
Alergoshop: loja só para alérgicos que deu certo

Mas e se tudo der errado?

Bom, isso pode acontecer. E não dá para desistir ou desanimar porque faz parte da carreira de quem quer ser um empreendedor de sucesso.

“Ser empreendedor é executar os projetos, mesmo que haja riscos.” – Augusto Cury

O que você deve fazer é assumir a responsabilidade para que nenhum de seus colegas e familiares saia prejudicado. E claro, deve tentar novamente, sempre com planejamento, buscando acertar e conseguir resultados melhores.

Assim como na vida, nem todos os dias no trabalho serão ideais. E é nesses dias que sua capacidade deve aparecer com evidência. Seja honesto e assuma sua responsabilidade.

Agora, se der certo, fique feliz e perceba que você está trilhando um caminho vitorioso.

Comemore e saiba que sua carreira está sendo construída aos poucos e que essas pequenas conquistas farão a diferença.

REGRA # 3: TENHA UM BOM PLANEJAMENTO

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Para poder tomar decisões que envolvem algum risco, ter planejamento é fundamental. E não só para essas situações como também para o bom andamento da sua empresa.

O planejamento envolve várias áreas como a financeira, investimentos que serão feitos e ideias que serão testadas. Esses são só alguns exemplos.

Toda empresa precisa se planejar para todos ficarem cientes de que forma será direcionado o trabalho durante aquele período que foi planejado. Isso vai facilitar o trabalho dos colaboradores, a dedicação para cumprir as metas estabelecidas e a análise depois desse período para saber como está a situação da empresa.

Algumas vantagens de ter planejamento:

  • Focar em determinadas tarefas nos períodos estabelecidos;
  • Saber quanto tempo será necessário para entregar projetos e demandas para os clientes;
  • Avaliar de forma satisfatória os resultados da empresa.

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. – Thomas Edison

Para o planejamento ser bem executado, o papel do empreendedor é indispensável. Todos os colaboradores devem ser ouvidos, mas é ele que vai tomar a decisão final e traçar todas as estratégias, táticas e metas para o período que for estabelecido.

É dele a responsabilidade de saber se o que foi planejado terá tempo para sair do papel e também de colaborar com seu conhecimento para o andamento da empresa.

Planejamento é necessário para tudo e, em um empreendimento, planejar é pensar no futuro e andar sempre a passos largos, rumo a uma empresa bem-sucedida.

Quer mesmo ser um empreendedor de sucesso? Ter o hábito de planejar é um item importante.

Regra # 4: AME O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO

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Todas essas dicas que estou dando são fundamentais e indispensáveis para você ser um empreendedor de sucesso. Mas essa é matadora e quem sabe uma dos maiores pilares do seu sucesso em qualquer área: ame o que você faz.

Pode até parecer clichê do mundo dos negócios ou uma frase motivacional barata, mas a diferença que isso fará para a sua vida é gigantesca.

Ter um negócio que você não gosta, por mais que esteja dando lucros e que tudo esteja indo bem, tem prazo de validade. Uma hora você vai cansar de fazer algo que não te dá nenhum prazer, que não tem nada a ver com os seus gostos pessoais e que mais te estressa do que te motiva a levantar de manhã cedo e ir trabalhar.

“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz” – Steve Jobs.

Por que é fundamental fazer o que você gosta?

Por que quem faz qualquer atividade com prazer por estar fazendo, é mais feliz e os resultados são melhores. Um empresário apaixonado pelo seu projeto, pela sua empresa e pela mudança que o que seu empreendimento oferece para as outras pessoas, é uma pessoa mais feliz certamente.

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Sem contar que ele vai acordar mais motivado para ir trabalhar, vai ter sacadas e ideias que podem ser geniais e sempre vai tentar melhorar tudo que for possível dentro de sua empresa. É aquela pessoa que terá orgulho e falará com felicidade sobre o seu trabalho.

Aqui no Eleve seu Negócio nós amamos produzir cursos inovadores que causem impacto no seu negócio. É a nossa paixão. E nós temos tanto prazer nisso que deixamos outros projetos mais lucrativos de lado.

O fator paixão pesou mais do que dinheiro e isso faz toda a diferença para quem quer ser um empreendedor de sucesso.

Mas infelizmente isso não é realidade nas empresas. Pode prestar atenção que, hoje, a maioria das empresas tem pessoas desmotivadas e muito disso parte dos empreendedores que não motivam seus colaboradores. Estas pessoas já que cansaram do trabalho que estão fazendo e não estão mais com paixão pelas suas atividades. Trabalhar já se tornou uma rotina cansativa para eles.

E como trabalhar com paixão?

  • Trabalhe com o que você gosta. Depois pense como fazer aquilo dar lucro;
  • Não desista facilmente;
  • Pense em como esse trabalho pode te realizar profissionalmente e também na sua vida pessoal;
  • Muitas vezes você precisa fazer o que seu coração manda e não o que as pessoas ao teu redor estão dizendo;
  • Pegue o que você gosta e pense em como seria seu trabalho em cima disso.

Claro que é necessário fazer uma análise e não basta viver de sonho. É preciso ter um pé na realidade.

Se você é apaixonado por uma área específica como gastronomia, por exemplo, precisa pensar de que forma sua paixão pode se transformar em algo, ao mesmo tempo, rentável e prazeroso.

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Chef Steve Smith – Paixão pelo trabalho

Se você gosta de internet, por exemplo. Ensinar as empresas a investirem no online é uma boa ideia. Só não dá para acessar a internet o dia todo e achar que isso é um trabalho. É nisso que você precisa ter cuidado. Se não transformar o prazer em negócio, você não tem um negócio e sim um hoppy.

Mas se você conseguiu enxergar uma oportunidade dentro de uma área que você gosta e sabe que aquilo faz seu coração bater mais forte, então vá em frente!

Dê o seu máximo para que sua ideia seja implementada e que se transforme em seu trabalho.

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# REGRA 5: SAIBA LIDERAR A SUA EMPRESA

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Essa é outra dica daquelas que você precisa ler e guardar para sempre na memória se quiser ser um empreendedor de sucesso.

Sua ideia é boa. Sua empresa vai bem, tem lucros e está estabelecida no mercado. Será que só isso é o suficiente? E se aumentar a concorrência o que você vai fazer? E se encontrar problema pelo caminho? Como vai se comportar?

É inegável que uma empresa precisa de um líder. Aquela pessoa que tem visão de futuro, que sabe o que está fazendo e que rumo o negócio está tomando.

Mas não basta somente ter um líder. Tem que ser alguém que faça a diferença.

E se você seguiu todas as outras dicas, em especial a #4, precisa estar preparado para esse desafio de liderar a sua própria empresa.

Como ser um bom líder:

  • Esteja sempre planejando o futuro do seu empreendimento;
  • Pense em projetos a curto, médio e longo prazo para a empresa;
  • Respeite seus colaboradores e dê autoridade para eles;
  • Delegue as funções de acordo com o conhecimento de cada um.

Liderar a empresa de forma eficiente não significa apenas mandar seus colaboradores executarem as tarefas.

É importante que quem assume essa função tenha ideias inovadoras, busque inovar diariamente dentro do ambiente de trabalho e perceba as chances de melhorar o seu negócio.

“Um líder é alguém que conhece o caminho, anda o caminho e mostra o caminho” – John C. Maxwell

Não é uma tarefa fácil. Mas para liderar sua empresa você precisa estar preparado e disposto a encarar de frente o futuro do empreendimento que está em suas mãos.

Mas se sentir que ainda não está preparado, estude mais sobre o tema, se aprofunde em conhecimento, leia livros, artigos, vá a eventos, faça cursos de negócios e se torne aos poucos um líder de sucesso.

# REGRA 6: FIQUE ATENTO A NOVAS OPORTUNIDADES

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Se você seguiu direitinho a dica anterior, essa vai ser fácil.

Identificar uma oportunidade é uma das maiores dificuldades dos gestores, mas ao mesmo tempo não é nada difícil para um empreendedor de sucesso.

Pensando no futuro, várias opções de possibilidades para a empresa podem estar surgindo. Cabe a quem comanda perceber e implementar no seu empreendimento.

E por falar em oportunidades, recomendo que você leia este interessante PDF com 10 ideias geniais para você alavancar seu negócio.

Percebendo novas oportunidades

Para você que está um pouco preocupado por não enxergar muitas oportunidades, fique tranquilo que eu vou te ajudar com isso. Pode até parecer ridículo o que eu vou falar nas linhas, mas é a verdade vivida por grandes empreendedores.

Conseguir inovar dentro da empresa requer percepção aguçada.

zoemob empresa de sucesso
Zoemob – Negócio que surgiu na mesa do bar

Uma simples conversa com um amigo no bar pode originar uma ideia. Assim como uma reunião de trabalho, um jantar com a família, uma opinião de um colaborador ou um programa inútil na televisão.

Em todos esses casos pode surgir uma ideia matadora para a sua empresa. Basta você estar aberto e disposto a enxergar oportunidades no seu cotidiano. Veja que interessante esta matéria sobre negócios que nasceram na mesa do bar.

Uma simples reclamação ou constatação de um amigo seu em uma mesa de bar pode gerar uma ideia para você solucionar o problema dele. É só aguçar sua percepção.

E certamente o problema não será exclusivo do seu amigo. Então ali mesmo já pode ter surgido uma ideia que será inovadora e fundamental para o público da sua empresa.

Que tal ficar mais atento nas discussões dos seus amigos que podem parecer inúteis? Pode ser nessas discussões que você terá uma grande ideia ou insight. Aproveite seu olhar diferenciado como líder e empresário para não perder essas oportunidades.

# REGRA 7: USE O FRACASSO AO SEU FAVOR

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Isso mesmo! Pode até parecer estranho ou que o título está errado, mas eu não. É isso mesmo o que eu quis dizer.

O fracasso tem o seu lado positivo. Se você seguiu a dica #2 e não deu certo, por exemplo, não é hora de desistir e achar que não pode mais tentar.

Use o fracasso como um aprendizado, uma experiência que você teve e que não foi tão boa quanto o planejamento. Pessoas vencedoras já caíram muitas vezes antes de chegarem onde estão e você vai fazer o mesmo se quer chegar lá.

E como usar o fracasso?

Reconheça seu erro

Assuma que você errou, reconheça isso para você e para seus colaboradores, e perceba o que foi feito de errado para você ter fracassado.

Assim você conseguirá perceber com mais clareza o que precisa melhorar e poderá usar esse aprendizado para as próximas tentativas.

Fique triste. Mas não por muito tempo

Ficar triste em uma situação dessas é absolutamente natural. Você é um ser humano e tem todo o direito de ficar um pouco frustrado e lamentar o ocorrido. Só não dá para ficar o resto da vida se lamentando.

“Para ter sucesso, o seu desejo de sucesso deve ser maior do que o seu medo do fracasso” – Bill Cosby

Passada essa fase, erga a cabeça e siga em frente. Você terá outras tentativas e oportunidades de dar o seu melhor.

Foco na próxima ideia

Passada a fase de reconhecimento do erro e da lamentação, é hora de colocar todas as atenções para o seu próximo projeto.

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Steve Jobs – Recomeço depois da demissão da Apple

Será sua chance de mostrar que você é um ótimo profissional e que suas ideias são boas. Use os aprendizados que teve com o erro e siga em frente para mudar a situação.

Agora que você entendeu como usar o fracasso ao seu favor, vai ter uma noção melhor de como deve se comportar diante das situações e terá experiência para os próximos imprevistos.

Até que não é tão ruim assim 😉

REGRA # 8: TENHA UMA REDE DE CONTATOS

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Um empreendedor de sucesso precisa de vários requisitos como os que eu estou mostrando nesse texto. Um deles é capacidade de criar bons contatos.

Se você quer ter sucesso como empreendedor e atingir os seus objetivos, precisa saber se relacionar. E se relacionar com as pessoas certas.

Assim as chances de crescimento por meio de parcerias ou até mesmo conhecendo pessoas que podem acrescentar ao seu projeto serão bem maiores.

Não sabe como aumentar a rede de contatos? Vou te dar duas dicas:

Dica 1: Participe de eventos empresariais

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Elevation Summit 2015 – Evento de Marketing Digital

Conviver com outros empreendedores é fundamental para o seu sucesso e o de sua empresa. E nesse caso é interessante conviver com empresários dos mais variados nichos de mercado.

Não importa se a área de atuação for diferente da sua porque mesmo assim pode surgir uma oportunidade. Basta estar atento (lembra que falei sobre ter a visão aguçada?).

Então não pense em ir somente aos eventos que tenham a ver com a área do seu negócio. Vá em todos os que forem possíveis. E quanto mais você for, mais contatos terá e mais fácil será de ampliar sua rede de contatos.

Dica 2: Organize eventos você mesmo

Depois de participar de muitos eventos empresariais, organize eventos você mesmo, dentro do seu empreendimento e com empresários das mais variadas áreas. É mais simples do que parece.

Essa é uma ótima oportunidade das pessoas conhecerem um pouco mais da sua empresa, encontrarem e fecharem parcerias com você e também com os outros empresários que estarão no seu evento.

“O que conta não é só o que você sabe, mas quem sabe o que você sabe!” – Cesar Fialho

Isso vai te dar credibilidade, já que os empresários irão perceber que você tem muitos conhecidos, uma boa rede de contatos e pessoas que admiram seu trabalho.

Com essas duas ações das dicas que dei acima você irá começar a buscar parcerias, negócios que sejam bons para todas as empresas que estão envolvidas e uma rede de pessoas conhecidas para quando você precisar. Assim já vai saber com quem entrar em contato.

Grandes empresários e pessoas bem-sucedidas sabem aproveitar um bom contato e sabem utilizar quando é necessário e importante para o melhor andamento da empresa.

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REGRA # 9: ENXERGUE VÁRIOS CENÁRIOS PARA O FUTURO

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Não é qualquer empreendedor que consegue ser organizado. Muito menos ter metas a curto, médio e longo prazo. Mas com um cenário nem sempre ideal, se torna cada vez mais fundamental ter ideias e projetos bem pensados para o futuro.

É nessa hora que entra a capacidade e a inteligência de um empreendedor de sucesso. Ele vai ter um planejamento para a empresa pensando também em tudo que pode acontecer com o seu negócio. Se passar por um cenário de crise, por exemplo, o empreendedor já terá uma saída e terá planejado de que forma a empresa precisará se comportar nesse momento.

Me lembro muito bem quando estávamos planejando o lançamento do Curso de Google Adwords Conversão Extrema. No meio do planejamento nós focamos em antecipar cenários, principalmente em tudo o que podia dar errado, e deixamos uma solução preparada para cada situação.

Fazer isso traz tranquilidade e segurança para os negócios.

Como se preparar para o futuro?

“Quem não leva a sério a preparação de algo, está se preparando para o fracasso.” – Benjamin Franklin

Primeiro, é necessário você não pensar somente no dia em que está. Uma empresa DEVE pensar no futuro sempre. Então é necessário ter planejamento, antecipar problemas e preparar soluções.

Sente com seus colaboradores, gestores e pessoas que tem como contribuir nessa questão e faça projeções para o futuro. Essas projeções devem ser para um ano, cinco anos e 20 anos.

Futuro não é só o próximo mês, mas também a próxima década.

É necessário pensar em como a empresa vai agir se a situação estiver favorável ou desfavorável. Para as duas situações é necessário ter planejamento e ideias.

E parte do empreendedor sugerir que isso seja feito, aprovar o planejamento que foi discutido e controlar se depois tudo que foi combinado está saindo conforme o planejado.

Claro que nem tudo pode acontecer igual ao que foi colocado no papel, mas se todas as possibilidades forem lembradas fica mais fácil de correr contra os problemas e colocar a empresa novamente nos eixos se for necessário.

REGRA # 10: NÃO DESISTA

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Essa dica poderia estar em qualquer parte da lista, mas coloquei no fim para reforçar a sua importância. Só vence o empreendedor que não desiste.

E, para falar a verdade, desistir não faz parte do dicionário de um empreendedor de sucesso. Em muitas situações, nem tudo pode sair como o planejado e por mais que as dicas acima sejam seguidas, nem sempre os resultados serão satisfatórios.

Em momentos como esse pode até ser que passe pela sua cabeça a ideia de desistir, procurar fazer algo diferente, mudar.

Mas esses momentos servem também para testar a nossa superação e o quanto somos capazes de lidar com a adversidade.

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades.” – Epicuro

Lições que podem ajudar você a não desistir:

  • Lembre-se sempre do quanto sua ideia é importante;
  • Pense como você se sentirá realizado com seu objetivo alcançado;
  • Não escute o que as pessoas falam para te desestimular;
  • Saiba que o sucesso não vem do dia para a noite;
  • Se mantenha focado e saiba que isso fará a diferença.

Todos nós passamos por momentos difíceis. Uma empresa normal, também.

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, não pode abandonar o barco quando surgirem adversidades.

É de sua responsabilidade encontrar soluções para melhorar o que não está de acordo com o planejado e de motivar seus colaboradores para que o trabalho continue sendo executado com a mesma dedicação.

Mas o que fazer para sair dessa?

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Tirar alguns dias de folga, se for possível, não é uma má ideia. Limpe a cabeça por um tempo.

Isso pode fazer com que você relaxe e volte mais disposto e com mais vontade de dar a volta por cima.

Se isso não for possível, tente manter a calma e encontrar soluções para melhorar, ou pelo menos diminuir, os problemas que estão ocorrendo. Isso será importante.

Não vai adiantar ficar nervoso e estressado. Assim a vontade de desistir só vai aumentar.

Procure encontrar seu equilíbrio e use todo seu conhecimento e o que aprendeu com as dicas desse texto para conseguir fazer seu trabalho e lidar com os problemas que estão aparecendo.

E se mesmo assim estiver difícil lembre-se dos Beatles que escutaram de uma gravadora que as canções com guitarras não tinham futuro 😉

CONCLUSÃO: Como ser um empreendedor de sucesso

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Acredito que com essas dicas você estará mais preparado para se tornar um grande empreendedor de sucesso (se é que você já não é, é claro).

Não é impossível e com esforço e dedicação você conseguirá tranquilamente seguir o passo a passo com as dicas desse texto. Então, espero sinceramente ter contribuído com você.

E se você gostou deste artigo, certamente vai adorar nossos cursos inovadores. Através deles temos ajudado milhares de empreendedores a alavancarem os resultados dos seus negócios e queremos ajudar você também.

Para isso visite nossa seção de cursos completos e descubra como chegar ao topo da maneira mais rápida possível com os melhores cursos de negócios do mercado.

Até breve!

PS: O que você achou do artigo? Deixe seu comentário logo embaixo, vou ficar muito agradecido.

 

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