Marketing Viral: Dicas valiosas para suas visualizações explodirem

Marketing Viral: Dicas valiosas para suas visualizações explodirem

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Pare e pense em alguma propaganda que você gostou muito e que gerou uma grande repercussão entre as pessoas.

Aquela campanha que deu o que falar, que por meses ficou na boca do povo, que parecia até um vírus, de tanto que ela se espalhou de maneira até mágica.

As pessoas curtiram, compartilharam, comentaram a respeito de vídeos, frases, músicas, piadas, anúncios que grudaram na cabeça.

E aí, lembrou de alguma situação dessas?

Isso se chama Marketing Viral.

Esse tipo de marketing dá tão certo porque ele é diferenciado e criativo. Como consequência, acaba se destacando de maneira surpreendente.

Muitos pensam que a viralização é um acidente, um acaso, ou simplesmente sorte.

Acham até que a empresa que lançou a devida campanha, simplesmente “jogou” a ideia nas mídias, e a equipe ficou toda torcendo, na expectativa, contando visualização por visualização.

Não. Marketing viral não é sorte. Pelo contrário, é uma estratégia estudada para incentivar as pessoas a passarem adiante a mensagem proposta.

Se o Marketing Viral é uma estratégia, ele precisa de planejamento, certo?

Logo, se você contar com a sorte ou fazer a estratégia de qualquer jeito, sua ideia não se tornará viral.

Então, como viralizar?

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Não existe um passo a passo, uma rota, uma direção exata para sua ideia explodir na internet e alcançar os milhões de visualizações e compartilhamentos tão desejados.

Esse fator ocorre pois a internet é um meio que está sempre em crescimento, e cada dia que passa, mais usuários interagem nela.

É preciso planejar, estudar e criar ideias inovadoras, proporcionando algo novo para o consumidor. Afinal, ele quer novidades e conteúdos relevantes, logo ele não vai compartilhar coisas óbvias e sem autenticidade.

Você precisa ser cuidadoso ao fazer o planejamento do Marketing Viral. Muitos acham que é sorte, e é simplesmente inserir o conteúdo na internet e torcer para que o sucesso venha.

Mas é o contrário. Você precisa estudar muito em cima da proposta, disponibilizar nas redes sociais, e continuar estudando e trabalhando na mesma. Não existe case de sucesso sem esforço, objetivo e foco.

Por isso nós do Eleve seu Negócio trouxemos 5 maneiras de fazer Marketing Viral e 5 maneiras de não fazer.

Através das dicas que vamos propor, você vai aprender estratégias essenciais e que te ajudarão a fazer do seu negócio, um grande sucesso.

Vamos conhecê-las?

5 formas de não fazer Marketing Viral

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#1 Restringir o acesso

Seu conteúdo precisa ser aberto e com rápido carregamento. O cliente não vai se cadastrar no seu site, por exemplo, somente para conseguir ver esse vídeo, spot, ou seja qual for a forma que você planejou.

O público em geral está cada vez com menos tempo e mais pressa, logo, ele não vai ficar esperando de braços cruzados a sua proposta carregar.

Por essas razões você precisa otimizar a sua ideia. Ela precisa vir de maneira fácil para o cliente, sem que ele precise se esforçar.

#2 Gerar polêmica

É verdade que tudo que é polêmico chama atenção e causa manifestação na internet. Mas nem sempre essas manifestações tornam-se positivas para a sua empresa.

Lembre-se: você não deve ferir a ética e moral das pessoas, ou o seu grande planejamento pode se voltar contra você, convertendo-se em processos judiciais e reclamações em sites renomados.

Se você quer ser engraçado, escolha piadas com caráter e respeito. Piadas sobre estupro, suicídio, violência, não tem graça, então, cuidado!

#3 Escolher somente um público

Com certeza seu produto/serviço possui um público específico e bem definido. Mas quando trata-se de viralizar, você não vai conseguir (e nem deve tentar) restringir a um público somente.

A partir do momento que você deseja fazer um marketing viral, você precisa ter consciência de que todo o tipo de público será atingido. Qualquer pessoa poderá compartilhar e comentar sobre seu case.

Mas não se preocupe: se sua ideia for inovadora e criativa, você conquistará a simpatia dos públicos em geral e atrairá o público potencial pra você.

#4 Forçar uma publicidade

É claro que o objetivo principal da sua campanha é sempre vender. Vender produto, serviço, conceito. Não importa, no final tudo se converterá monetariamente.

Mas isso não quer dizer que a estrela da sua campanha é o logo, telefone, endereço da sua empresa.

Seja sutil, seja gentil. Não faça o cliente engolir a sua empresa a força. Ele precisa simpatizar com a sua marca e não criar abuso dela.

#5 Deixar que o Marketing Viral venda sozinho

O erro de muitos empreendedores é achar que porque o viral fez sucesso, seus produtos venderão sozinhos. Isso não é verdade.

É necessário monitoramento. Com certeza seu viral renderá muito engajamento, então você precisa possuir uma equipe para responder as dúvidas e questionamentos do público.

Não esqueça de investir no pós-venda. Seu cliente precisa ver a preocupação da sua empresa com ele. Se seu empreendimento proporcionar um ótimo atendimento, com certeza conseguirá fidelizar um grande número de clientes.

Você já conseguiu entender o que não deve fazer. Agora está mais fácil saber a forma que você precisa agir.

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5 formas de fazer Marketing Viral

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#1 Faça algo inesperado

É sempre necessário bater na tecla de que você precisa se diferenciar no meio de tantas propagandas iguais.

É clichê, mas é a chave do negócio. Se você fazer algo óbvio, você não terá destaque em meio ao turbilhão de propagandas que estão por ai.

Seja criativo, inove, ouse. E não esqueça: você não precisa gastar muito dinheiro para investir em propaganda não. Muitos cases de sucesso foram feitos até de forma caseira, mas com muito capricho.

#2 Suporte a demanda

Não adianta fazer uma propaganda linda, digna de vencer prêmios, se você não suprir a demanda.

Não adianta você lançar um case em rede nacional, se sua empresa só suporta quantidades de vendas regionais.

Por isso, escolha bem a mídia, a região que ela abrangerá , calcule a demanda correta e automaticamente, deixe o público feliz e satisfeito.

#3 Cumpra as expectativas

Em uma campanha, sempre são feitas promessas. Por mais sutis que sejam, elas existem e precisam ser supridas.

O produto/serviço anunciado precisa ser exatamente da mesma maneira que você tratou no anúncio.

O cliente não quer ter decepções, por isso não minta ou mascare seu empreendimento, isso só trará retorno negativo.

#4 Coloque no canal e no momento certo

A importância de escolher o meio certo pra inserir seu anúncio possui extrema relevância.

Já pensou querer viralizar nos jornais se a maioria dos seus clientes estão nas redes sociais ou vice versa? Estranho, não é mesmo? Mas isso ocorre.

E já imaginou lançar um viral de Natal no mês de maio, mês das mães? É totalmente sem cabimento.

Por isso é necessário estudar o canal e o momento certo para que sua empresa não passe por constrangimentos.

#5 Seja relevante

Nenhum cliente quer receber informações inúteis (e acredite, a internet está recheada de assuntos assim, mal feitos, mal escritos, mal pensados).

Por isso é propício que você proporcione informações que vão acrescentar na vida das pessoas.

O público não quer perder tempo lendo coisas que não são interessantes, então, capriche no seu conteúdo.

E ai, conseguiu entender como funciona o Marketing Viral? Já está planejando a sua estratégia para obter sucesso?

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Concluindo: é necessário planejar

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Muitas foram as dicas abordadas nesse artigo, mas não esqueça que não existe 100% de certeza que seu conteúdo irá viralizar.

A viralização em si depende do público, e tudo que depende de fatores externos não conseguimos prever totalmente o resultado.

Mas você precisa ser estratégico e se esforçar para atingir e ganhar a simpatia do seu cliente. Isso será possível com as 5 formas de fazer Marketing Viral, e as 5 formas de não fazer.

Vamos relembrar?

Então, o que você não pode fazer?

  • Restringir o acesso: dificulta a visualização da sua proposta;
  • Gerar polêmicas indesejáveis e maldosas: pode render processos e antipatia do público;
  • Escolher somente um público: quando se trata de viral qualquer um pode ser atingido;
  • Forçar uma publicidade: torna-se comercial demais;
  • Deixar que o Marketing Viral venda sozinho: o cliente se sente mal atendido e não terá apreço pela empresa.

Se você não cometer esses erros, suas chances de viralizar aumentam muito.

E quais então são as dicas que devem ser seguidas?

  • Fazer algo inesperado: o cliente precisa ver coisas diferentes para ter sua atenção despertada;
  • Suportar a demanda: você não pode ficar em falta com o cliente;
  • Cumprir as expectativas: sem ilusões ou enganos;
  • Colocar no canal e no momento certo: não desperdiçar verba e não passar por constrangimentos;
  • Ser relevante: a internet está cheia de conteúdos desnecessários e você precisa se destacar, proporcionando bons conteúdos.

E você, já planejou alguma estratégia de Marketing Viral? Conte pra nós sua experiência!

Até logo,

Karen Denoni


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