Planejamento: Ferramenta essencial que transformará seus negócios

Planejamento: Ferramenta essencial que transformará seus negócios

planejamento_capa

Quem nunca leu histórias de grandes empresários, que seus empreendimentos se tornaram um sucesso absoluto? Aquelas superações, de pessoas que eram humildes e conseguiram construir impérios…

É claro que isso é muito lindo, muito admirável. Mas é preciso saber que se pessoas como Steve Jobs, Mark Zuckerberg, José Roberto Marinho, José Safra e tantas outras que possuíram um grande sucesso em seus empreendimentos, é porque lutavam bastante pra isso.

A verdade é que muitas pessoas querem chegar no topo do sucesso, mas não querem pagar o preço necessário para estarem nesse topo. Forte, né?

Sonhar em ter o próprio negócio é muito bom. Tirar ele do papel e fazer acontecer é maravilhoso. Só que você não pode fazer isso somente na empolgação, você precisa planejar o presente e o futuro desse novo empreendimento.

Pra você que tem esse desejo de se aventurar no mundo do empreendedorismo, boas notícias: você não está sozinho! Nós, do Eleve seu Negócio vamos te ensinar como iniciar um empreendimento sem medo, com ousadia e coragem!

E você que já tem uma empresa, mas almeja que ela alcance mais vendas e chegue a um nível surpreendente, esse artigo também é pra você, pois falaremos a respeito de uma ferramenta essencial para todos os gestores de empresas: o planejamento.

O que é planejamento?

planejamento_oquee

Segundo o dicionário, planejamento é o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

É uma ferramenta de gestão e administração, e tem como objetivo preparar, organizar e estruturar um objetivo que deseja ser alcançado. Auxilia na tomada de decisões e na maneira de executá-las. Ou seja, nele contém todos os objetivos empresariais a médio e longo prazo, e também os resultados atingidos.

Para fazer uma viagem com seus familiares, é necessário planejar os dias que vocês ficarão fora, como comprarão as passagens, para qual cidade irão, qual hotel que ficarão hospedados e em quantos quartos… Toda essa organização garantirá uma melhor viagem e melhor aproveitamento do dinheiro investido.

Se para uma viagem já é preciso se planejar, imagina no ambiente empresarial, onde há relações com clientes, funcionários, fornecedores, produtos… É muita coisa para o cérebro assimilar, então o planejamento pode organizar tudo.

“O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar.” CHIAVENATO (2004)

Ou seja, é uma técnica onde as empresas conseguem realizar mudanças e proporcionar inovação. Não se engane: você não conseguirá planejar o futuro da sua empresa “na sua cabeça”. É necessário investir em planilhas, blocos de notas, cálculos, tudo bem documentado para obter grandes resultados.

Existem os três principais níveis de planejamento, vamos conhecê-los?

Planejamento Estratégico

planejamento_estrategico

Esse nível de planejamento é o mais amplo, onde são decididas as estratégias a longo prazo da empresa. É uma etapa sem muitos detalhes, pois ele é feito para um período de 5 a 10 anos… Imagina falar de detalhes de 10 anos? Impossível! Por isso ele é mais amplo.

É importante estudar os fatores internos e externos da empresa, como a economia do país, a economia do mercado em que sua empresa está inserida, a concorrência. A matriz SWOT auxiliará muito nessa etapa, pois ela ajuda a enxergar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, ajudando a sua empresa a descobrir problemas e criar soluções.

Faz parte do planejamento estratégico a Missão, Visão e Valores. Toda empresa precisa ter esses três fatores bem feitos e bem determinados, pois são um dos instrumentos de gestão mais importantes, afinal, todas as empresas precisam saber quem são, onde querem chegar e o que consideram mais importante.

Após isso, é o momento de escolher as metas e objetivos da sua empresa, como a posição dela no mercado, como quer ser reconhecida pelos clientes e pela mídia daqui a alguns anos. Lembre-se: tudo o que for decidido nessa etapa precisa ser a longo prazo.

O objetivo é definir quais os resultados dos próximos 5, 10 anos, mas essa etapa precisa ser revisada sempre, pois é necessário que ela se atualize com as mudanças do mercado. Fique a vontade pra colocar seus sonhos nessa etapa, pois é uma forma de relembrá-los sempre e percorrê-los.

Para um bom planejamento estratégico, algumas perguntas precisam ser respondidas, como:

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Por que fazemos?
  • Onde estamos?
  • Onde queremos chegar?
  • O que valorizamos?
Receba 1 Super Dica por Dia
Escreva seu email abaixo e receba gratuitamente 1 dica por dia para alavancar seu negócio!

Planejamento Tático

planejamento_tatico

Após realizar o planejamento estratégico é momento de criar o planejamento tático. Esse planejamento é de médio prazo, geralmente de 1 a 3 anos, com mais detalhes que o estratégico, porém ainda enxuto.

Enquanto o estratégico foca na empresa como um todo, o tático é voltado para as áreas e departamentos do empreendimento. Ou seja, o planejamento tático é mais específico que o estratégico.

Os objetivos táticos discorrem acerca de unidades específicas, como produção, finanças, marketing, planejamento pessoal e o financeiro. Eles criam metas e condições para que as ações pensadas no planejamento estratégico sejam atingidas.

As perguntas abaixo esclarecerão melhor esse planejamento:

  • O que fazer?
  • Dá para fazer?
  • Vale a pena fazer?
  • Vai funcionar?
  • Quando vamos fazer?

Por ser um tipo de planejamento mais específico e dividido por setores, geralmente as tomadas de decisões são feitas por gestores de cada setor ou até mesmo pelos donos e sócios da empresa.

O planejamento tático une o estratégico e o operacional.

Planejamento Operacional

planejamento_operacional

A última etapa de planejamento é a operacional, e seus planos são a curto prazo, geralmente de 3 a 6 meses. É o momento de definir métodos, processos e sistemas que a empresa adotará para alcançar objetivos mais específicos.

Esses objetivos quanto mais detalhados forem melhor, citando pessoas envolvidas, qual a responsabilidade que cada uma terá, quanto tempo levará para realizar tal atividade. Nesse momento também é estudado quais equipamentos serão utilizados e os recursos financeiros.

O planejamento operacional precisa ser muito bem explicado, detalhado e repassado aos funcionários, pois são ações que devem ser colocadas em prática nos próximos meses. Com certeza é uma etapa que demanda mais tempo, porém é necessário para tudo ocorrer bem.

Uma ferramenta que irá auxiliar nessa etapa é a Matriz 5W2H. Nela você e sua equipe responderão as seguintes perguntas:

5 W:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando?)
  • Who (por quem será feito?)

2 H:

  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

É uma forma de agilizar o seu tempo e colocar na ponta do lápis (ou planilhas) todas as necessidades que serão satisfeitas em curto prazo.

Ele perdeu tudo o que tinha… mas ficou milionário!

Conheça o mesmo atalho que pessoas comuns estão usando para sair do mais fundo buraco financeiro para uma contínua geração de riqueza e dominação do dinheiro:

> Clique aqui para Multiplicar seu Dinheiro <

Concluindo

planejamento_conclusao

O planejamento é sem dúvidas uma das principais funções administrativas. É extremamente essencial nas organizações e é através dele que pode-se fazer uma análise aprofundada do mercado e da própria empresa.

É essencial planejar o futuro próximo e distante de uma empresa, somente assim ela conseguirá ter uma administração eficaz, possuindo resultados positivos, e consequentemente crescendo.

O erro de muitas empresas que acabam falindo é exatamente a falta do planejamento. Abrir um negócio somente porque é um sonho pessoal não pode ser a única motivação. Um empreendedor precisa saber onde quer chegar e de qual forma alcançar os resultados almejados.

Nesse artigo conversamos a respeito dos três tipos importantes de planejamento. Vamos relembrar os pontos principais de cada um?

  • Estratégico: É o nível mais amplo, onde as estratégias são decididas a longo prazo, normalmente de 5 a 10 anos. Não possui muitos detalhes, o objetivo principal é dar “um norte” para a expansão da empresa, estudando fatores internos e externos, como a economia do país, do mercado, concorrência. A matriz SWOT é uma ferramenta de auxílio a essa etapa;
  • Tático: É uma etapa com mais detalhes que o estratégico, porém ainda é enxuta. Seus objetivos são a médio prazo, de 1 a 3 anos. É voltado para áreas mais específicas, dos próprios departamentos. São criadas metas e condições para que as ações discorridas no planejamento estratégico se tornem realidade;
  • Operacional: É a etapa mais específica de todas, os planos são a curto prazo, de 3 a 6 meses. Quanto mais específicos e detalhados forem os objetivos, melhor. Define-se métodos, processos, sistemas, a escolha das pessoas que se envolverão, o tempo que levarão para realizar as atividades, estudo dos equipamentos e custos. Uma forma de auxílio é a matriz 5W2H.

Concluindo as três etapas do planejamento as empresas utilizarão melhor suas capacidades e minimizarão perdas desnecessárias.

E você empreendedor, está pronto para planejar e ver sua empresa atingir níveis surpreendentes? Faça isso e nos conte seus resultados :)

Até mais,

Karen Denoni


© Eleve seu Negócio © Todos os Direitos Reservados. Elevation Treinamentos Ltda. CNPJ: 23608382/0001–36