Pokémon Go: A febre que se tornou uma oportunidade eficiente de vendas

Pokémon Go: A febre que se tornou uma oportunidade eficiente de vendas

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As últimas semanas estão dando o que falar. Crianças, adultos, mulheres, homens, enfim, pessoas das mais variadas idades e realidades estão cada vez mais apaixonadas e focadas em um jogo, que se tornou o verdadeiro sucesso da Nintendo.

Em apenas sete dias, esse jogo alcançou mais de 65 milhões de downloads. É o jogo de celular mais popular de todos os tempos. Realmente é uma febre, e mundial.

Se você vive no mesmo planeta que eu, com certeza percebeu que nos últimos dias as pessoas estão se aglomerando em determinado locais, estão caminhando por diversos pontos das cidade, comentando e conversando sobre essa grande invenção da Nintendo: O Pokémon Go.

Mas não são somente pessoas físicas que estão envolvidas com esse jogo, as jurídicas também.

Os empresários estão se atentando as novas oportunidades que vem surgindo e utilizando de novas tecnologias para vender seus produtos e serviços.

Segundo o professor e coordenador do curso de Comunicação e Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Pimenta, “a empresa que não aderir a esta nova onda [digital] corre o risco de desaparecer”.

E qual empresa quer desaparecer? Nenhuma! Então é mais que necessário que os empreendedores estejam atentos as novidades do mundo digital.

Mas o que é realmente o Pokémon Go?

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É um jogo de realidade aumentada, onde a ficção e a realidade se encontram. Através dele ocorrem capturas, batalhas e treinos com criaturas virtuais, os chamados Pokémons.

Essas criaturas aparecem nas telas dos smartphones através do GPS e da câmera dos dispositivos. Os jogadores capturam os Pokémons com as Pokébolas.

Com a ajuda do Google Maps e dos algoritmos do aplicativo, os Pokémons se espalham pela cidade em que o jogador se encontra.

É por isso que você pode observar os jogadores da sua cidade andando de um lado para o outro. Eles estão procurando as criaturas espalhadas.

Porém, alguns locais são fixos em cada cidade. Por exemplo, os Pokémons de água provavelmente irão surgir próximos de rios e lagos, os PokeStops são áreas para coletar Pokébolas e incensos, os Gyms são locais para realizar batalhas, geralmente são ginásios.

Com o surgimento do jogo, muitos são os críticos que aparecem também, com as mais variadas opiniões.

  • Alguns tem demonstrado total desacordo com o jogo, afirmando que as pessoas vivem de cabeça baixa procurando as criaturas virtuais, esquecendo de se relacionar com as pessoas do mundo real. Outros falam que é um jogo perigoso, pois as pessoas focam no celular e esquecem as coisas ao seu redor, tirando sua atenção e sendo propício para roubos;
  • Existem pessoas que declaram que é um jogo que une indivíduos, afinal através dele é possível conhecer novos amigos. O interessante também é a atividade física que obrigatoriamente os jogadores fazem, pois é necessário caminhar em busca de novos Pokémons, e a caminhada auxilia na qualidade de vida. Existem até noticias de que o jogo tem ajudado crianças doentes. 

Independente das opiniões diferenciadas, muitos empreendedores estão aproveitando o sucesso do jogo e criando oportunidades eficientes para vender seus produtos e serviços.

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Como criar oportunidades de vendas com Pokémon Go?

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Parece meio maluco utilizar um jogo pra promover uma empresa, não é mesmo? É algo bem diferente do que o consumidor está acostumado. É aí que está o segredo: o que é diferente desperta curiosidade.

O interessante é a quantidade de público que pode ser alcançado através desse jogo. Se os seus clientes geralmente possuem 15 anos, você os atingirá com esse jogo. Mas se o seu público possui 35 anos? Acredite, eles também serão alcançados.

Vamos conhecer algumas formas de atrair clientes através do Pokémon Go?

#1 Ofereça promoções

Os jogadores precisam capturar grandes quantidades de criaturas virtuais. Que tal oferecer um desconto ou prêmio para os clientes que mais capturaram os Pókemons? É uma oportunidade para vários jogadores visitarem sua empresa.

Outra ideia é criar o dia Instinct (amarelo), o dia Mystic (azul) e o dia Valor (vermelho). No jogo, as pessoas se dividem em grupos dessas respectivas cores. Imagina que legal criar a segunda-mystic, por exemplo? Será a segunda-feira onde os jogadores poderão se unir no seu empreendimento, ganhando descontos. Isso gerará muita mídia pra você.

#2 Avise sobre os Pokémons perto de você

Se você tem percebido uma certa quantidade de criaturas perto do seu empreendimento ou até mesmo dentro dele, avise as pessoas nas redes sociais.

Os jogadores estão em buscas constantes. Se seu empreendimento é bem localizado, existe uma grande possibilidade de ter Pokémons raros e até mesmo PokeStops. Se você anunciar isso, imagina a quantidade de pessoas que irão se aglomerar perto de seu empreendimento?

Com certeza os jogadores irão consumir no seu empreendimento e você obterá grande simpatia deles, e consequentemente, obter retorno financeiro.

#3 Ofereça recarga de bateria e Wi-Fi

O aplicativo só funciona com Wi-Fi ou 3G. Ofereça aos jogadores Wi-Fi gratuito. É uma forma dos mesmos não gastarem (além do 3G ser lento) e ficarem perto do seu empreendimento.

O jogo consome muita bateria, e claro, as pessoas não desejam parar de jogar porque ficaram impossibilitados. Muitos não andam por aí com carregador de celular, então os ofereça.

Disponibilize também vários pontos de energia, quanto mais pessoas “dependerem” da sua empresa, melhor pra você.

#4 Utilize iscas

Nem sempre a localização da sua empresa é favorável para encontrar uma quantidade significativa de Pokémons. Existe uma maneira de solucionar esse problema.

Essas iscas se chamam “lures”, são artifícios utilizados para atrair Pokémons para a área que você desejar. Atraindo Pokémons para seu empreendimento, uma boa quantidade de jogadores irá se aglomerar, e a chance deles consumirem seus produtos irá aumentar.

Nos Estados Unidos muitas empresas estão utilizando a compra desses “lures”. Um restaurante de Nova Iorque aumentou em 75% suas vendas após atrair 12 Pokémons para sua empresa. E o investimento do proprietário foi baixo, apenas 10 dólares. Além de ser uma estratégia diferente, ainda possui pouco custo.

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Resumindo

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Desde que as primeiras empresas manufaturadas surgiram, lá na Revolução Industrial, o objetivo é sempre o mesmo: conseguir clientes para realizar compras, trazendo lucro.

Atualmente a realidade ainda é a mesma, porém, com o aumento da quantidade de empresas, a concorrência se torna elevada e está cada vez mais difícil as empresas se destacarem.

Com isso, os empreendedores precisam arranjar formas cada vez mais novas e diferenciadas de promover seus produtos e serviços.

A tecnologia tem ajudado muito nesse processo. Ela está cada vez mais evoluída. Essa evolução é extremamente rápida, pois se lembrarmos de 5 anos atrás, com certeza a tecnologia era bem inferior.

E claro que daqui 5 anos o avanço será ainda superior e impressionante.

Cada mídia, cada forma de tecnologia diferenciada que surge precisa ser aproveitada. O ano de 2016 está sendo marcado pelo Pokémon Go, um jogo que causou um grande impacto entre as pessoas e as empresas podem e devem usufruir dele como uma grande e eficiente ferramenta de marketing.

“Com Pokémon Go, você está vendo o jogo como uma maneira de passar por cima de um monte de canais digitais (marketing) que as lojas têm confiado nos últimos anos. Não existia uma plataforma social de geolocalização que pode atrair tantas pessoas de uma só vez.” – Christophe Jammet,

Você consegue perceber que a tecnologia está cada vez mais na palma das nossas mãos? E você empreendedor, precisa estar cada vez mais atento e íntimo dela, com certeza os resultados obtidos serão impressionantes.

Aproveite e me conte a sua opinião sobre esse jogo como estratégia de marketing. Nós do Eleve seu Negócio vamos adorar trocar ideias com você :)

Até logo,

Karen Denoni


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