Conquistando vendas fantásticas através do Facebook

Conquistando vendas fantásticas através do Facebook

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Lançado em 2004, o Facebook é uma rede social que ganhou o coração de usuários do mundo inteiro.

A grande criação de Mark Zuckerberg é acessada por um bilhão de usuários todos os dias. Ufa! É muita gente, né?

A rede social permite interação de forma rápida e espontânea.

Com ela é possível conversar com amigos, curtir e compartilhar conteúdos, visualizar eventos, jogar, postar fotos, transmitir um acontecimento ao vivo através de vídeos.

Com todas essas possibilidades, a quantidade de usuários cresce de maneira significativa, e claro, as empresas se atentaram a isso.

O Facebook é uma grande oportunidade para empresários. Através das páginas, a empresa consegue postar seus produtos e serviços de forma segmentada e eficiente.

É possível escolher a idade de quem suas publicações irão alcançar, onde mora, qual a profissão.

Com esse leque de possibilidades torna-se fácil encontrar o público potencial e atingi-lo de maneira certeira.

O Facebook para empresas auxilia na geração de vendas online, aumento das vendas locais, promoção de aplicativos e aumento do reconhecimento da marca.

Mas por que Facebook combina com empresas?

Simples. Você conhece a sua empresa e o Facebook conhece as pessoas.

A rede social ajuda a sua empresa a estreitar a relação com o cliente atual, e possibilita novas interações com futuros clientes.

Como iniciar no Facebook?

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É uma dúvida bem pertinente e comum em meio aos empresários.

Atualmente uma empresa estar no Facebook é mais do que necessário. Mas ela não pode estar ali de qualquer jeito.

Quais são as formas corretas de estar no Facebook, então?

Criar uma página

É indispensável ter uma página, isso fará a empresa muito mais profissional. Ela se tornará:

  • Localizável: seus clientes conseguirão te encontrar de maneira fácil;
  • Conectada: você poderá interagir com os clientes, tornando-se mais próximo deles. Essa aproximação pode ser feita de forma individual (no próprio bate papo) ou respondendo os comentários das pessoas nos seus posts;
  • Oportuna: através dos seus posts, pessoas com os mesmos gostos ou objetivos se aproximarão. É uma oportunidade da sua empresa alcançar o público potencial.

Lembre-se: se você criou uma página, o cliente vai querer tirar dúvidas e fazer perguntas ali. Sempre que possível, responda seu cliente. Ele não quer se sentir ignorado.

Identifique seu público

Como já mencionado, o Facebook permite segmentação.

Nele você consegue conhecer novas pessoas e alcançar pessoas específicas, auxiliando a sua empresa a encontrar o público certo.

Para a construção desse público nas redes sociais, comece convidando alguns amigos para curtirem sua página.

Faça sorteios e boas promoções. O público potencial se aproximará da sua empresa e não só curtirá a sua página, como também irá interagir com ela.

Após identificar quem é seu público, observe qual linguagem que ele utiliza. Para conseguir atingir seu cliente, é necessário falar com ele da maneira que o mesmo fala.

Crie conteúdo relevante

Sua empresa não pode bombardear o cliente com anúncios o tempo inteiro.

Você precisa criar conteúdo relevante. Conhecendo o público, pense no que ele acha interessante, inspirador.

Conte uma história, apresente curiosidades para somente depois mostrar o que seu produto/serviço possui de importante e porque ele pode mudar a vida do cliente.

Anuncie

O Facebook disponibiliza a criação de anúncios para aumentar a divulgação dos seus produtos.

É possível impulsionar suas publicações para que um grande número de pessoas sejam alcançadas. A criação de anúncios direcionados por idade, localização, preferências aumentam as chances de vendas do seu empreendimento.

Outro benefício de anunciar no Facebook é o baixo custo. Nele você pode escolher quanto quer gastar e ainda consegue mensurar os resultados.

Depois de estar no Facebook, como possuir engajamento?

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Engajamento é a interação e envolvimento que um seguidor tem com a marca. Ele é a principal variável do algoritmo do Facebook.

Quanto maior engajamento a sua empresa tiver com o cliente, maior será o alcance dela no Facebook.

Por exemplo, se os clientes interagirem com sua empresa, os amigos desses clientes verão a sua empresa. O alcance será muito grande.

Mas que tipo de posts possibilitam maiores chances de engajamento?

Perguntas

Utilizar de perguntas é iniciar praticamente um desafio. E desafios instigam as pessoas.

As pessoas tem necessidade de falar e sentir que a opinião delas importa.

É válido perguntar sobre conteúdos, situações, produtos. Só não faça perguntas muito longas, os clientes não querem gastar muito tempo respondendo.

As perguntas criativas e pertinentes farão com que o público deixe um comentário, e assim, seu conteúdo atingirá maior potencial.

Dicas

O cliente possui várias dúvidas sobre diversos assuntos, e ele se sente feliz quando esses questionamentos são esclarecidos.

Por isso, dê soluções, dicas e conselhos que podem influenciar a vida das pessoas e que traga um diferencial a elas.

Claro que todas essas dicas devem ser relacionadas ao seu produto/serviço. Não precisa ser especificamente sobre ele, mas é necessário que possua relação.

Imagens descontraídas

As imagens que mais geram engajamento no Facebook são as engraçadas. As pessoas se sentem mais livres, então comentam, curtem de forma mais espontânea.

Os gifs estão voltando com força no Facebook. Eles eram mais utilizados nas redes sociais antigas, porém os usuários estão resgatando essa prática.

O público utiliza imagens engraçadas e gifs para expressar seus sentimentos, logo, as empresas, procurando falar a mesma linguagem do cliente, se apropriam também dessa forma de expressão descontraída.

Temas que estão em alta

Utilizar de assuntos que estão causando comentários é uma ótima forma de promover sua empresa.

Notícias, jogos, séries, novelas. São muitas opções, e as empresas estão se apropriando cada vez mais de temas que estão dando o que falar.

O Google Trends é uma ótima opção para você saber os assuntos do momento.

Vídeos

Os vídeos estão sendo muito utilizados. O fato deles se reproduzirem automaticamente chama mais atenção do cliente do que redirecionando para o Youtube, por exemplo.

Faça vídeos falando sobre seu produto, sobre a solução de um problema. Use sua criatividade e ouse.

Uma ferramenta útil e interessante é o Facebook Live, onde você pode transmitir um evento, conversa, reunião e seu público pode assistir ao vivo.

Concursos

Ao fazer concursos e sorteios na Fanpage, as pessoas retornarão várias vezes a página para saber o resultado. Aproveite para colocar conteúdos e promover seu produto.

Faça concursos que para a pessoa participar ela precisa compartilhar e marcar amigos, por exemplo.

Desta maneira o engajamento aumenta bastante e outras pessoas saberão da sua empresa.

Storytelling

Conte uma história. Não adianta, esse é um dos recursos que mais trazem engajamento.

Conte a história da sua empresa, dos seus produtos, fale sobre as pessoas que trabalham no seu empreendimento.

Faça o cliente se sentir íntimo, pois com certeza além dele interagir com a sua marca, fará o famoso marketing boca a boca.

Chamada para outra página

Lance um assunto no Facebook, mas só permita que o conteúdo completo seja visto se a pessoa clicar e ser direcionada para outra página.

É uma maneira de promover seu site, blog e trazer tráfego para eles.

É necessário criar um bom título e uma descrição convincente, o cliente precisa ser instigado a continuar a leitura do seu conteúdo.

Explosão de Engajamento no Facebook?

Descubra várias ideias interessantes para saber o que postar no Facebook para divulgar sua empresa e provocar uma avalanche de vendas:

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Como atingir o máximo de pessoas possíveis e lucrar com isso?

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O Facebook em sua forma grátis já é uma boa ferramenta para vendas.

Porém, se você quer resultados melhores, o Facebook Ads é uma ótima opção, pois ele segmenta melhor e atinge um público maior do que anunciar de maneira orgânica.

Por ser uma rede social, as pessoas disponibilizam informações pessoais precisas, facilitando a segmentação no momento de anunciar.

Através do Facebook Ads, a sua empresa será melhor vista e consequentemente, suas vendas aumentarão de maneira significativa.

Mas, é muito caro?

O Facebook permite que você escolha quanto quer gastar. Legal né?

É você que escolhe o orçamento que sua empresa está apta a pagar e pode editar ele a qualquer momento.

Enquanto a campanha está no ar, você pode mensurar gastos e interrompê-los ou investir ainda mais. Tudo vai depender dos resultados que você espera.

Você tem a liberdade de limitar a sua conta. Delimite um orçamento máximo e quando esse valor for gasto, o Facebook interrompe os anúncios.

Nenhum valor a mais será descontado no seu cartão, até que você mesmo autorize.

Finalizando…

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O Facebook possui 12 anos de existência e cresce a cada dia.

Além dos usuários físicos, as empresas estão cada vez mais presentes na rede social.

Os empreendedores estão percebendo a quantidade de oportunidades que o Facebook proporciona, e como as vendas tem aumentado de maneira significativa.

Existem algumas formas da empresa conseguir maior engajamento com os clientes:

  • Perguntas: iniciam desafios, instigando as pessoas a darem sua opinião;
  • Dicas: diminui e resolve as dúvidas do público em relação ao produto, serviço ou algum fator relacionado;
  • Imagens descontraídas: deixam as pessoas mais livres e à vontade para interagir com a empresa;
  • Temas que estão em alta: despertam curiosidade e interesse;
  • Vídeos: forma simples e rápida de absorver informações;
  • Concursos: sorteios, enquetes, além de atingirem um determinado público, também alcançam seus amigos;
  • Storytelling: contar uma boa história, com bons conteúdos, faz com que o cliente possua mais conhecimento e se sinta seguro para consumir seu produto;
  • Chamada para outra página: é uma maneira de promover seu blog, site. O cliente ao clicar no link, será direcionado para a página que você permitir;
  • Facebook Ads: forma de anunciar de maneira segmentada, paga e que alcança o maior engajamento.
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Até logo,

Karen Denoni

 


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